Samba pa ti, ontem e sempre.

Sem título

 

(da mãe da Zênite menina, encantada com a imensidão da vida)

Apogeu. Os planetas se alinharam de forma única. A lua, minguante no céu, estava em Touro. Saturno se afundou em Aquário. Urano e Netuno se meteram em Capricórnio. Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter, sem qualquer combinação anterior, fecharam com Leão. Plutão, ainda alçado à condição de planeta, veio de Escorpião. E o Sol, sempre radiante, perdurava há 17 dias em Câncer.

Zênite. Ou Le Zenith, teatro chique de Paris. Ali Carlos faria, à noite, mais um memorável show da turnê mundial. A programação começaria com Mandela, homenagem ao herói que completava um ano de liberdade. A nona música seria Samba pa ti, com todo o molejo (palavra bonita) que incorporou às cordas da guitarra.

Imensidão. Naquele dia, assim os moradores de Teuscher, em Zurique, definiam o sabor da trufa negra com recheio de champanhe que deu fama mundial à cidade. As portas abertas das confeitarias deixavam fluir o inebriante odor doce, enlevando os sentidos no Dia Mundial do Chocolate.

Esplendor: de voz, de luz, de gente. “Assim que é o mundo?”, berrou na madrugada a nascente. Ouviu a voz da mãe e acalmou. Por pouco tempo. Dali em diante, mostrou que veio pra confundir os astros, eletrizar Carlos Santana e adocicar a vida.

É rio calmo e mar revolto.

Fragilidade nas miudezas e fortaleza nas grandezas da vida.

Planta que espera e broto que rompe.

Passarinho que canta e ave que voa.

Cachorro que lambe e cachorro que briga.

Poema que acalma e rima que rasga.

Respeito que acata e direito que exige.

Doçura que adoça e loucura que vicia.

Peito que dispara e coração que acalma.

Boca que dói e boca que beija pra sarar.

Menina que se fez mulher e mulher que renasce menina.

O que não mudou nesses 29 anos?

A pergunta do berro primal, hoje traduzida em palavras e silêncios: Assim que é o mundo?

A resposta é a incerteza, motor do mundo. É e não é.

As trufas, o samba de Santana, os astros e eu nos juntamos naquele 7 de julho de 1991 para deixar um recado: É assim, mas vai ser melhor. Por você. Com você. Para você, com todo amor do mundo.

 



Deixe um comentário